27.11.06

A Publicidade em Tempos de Cólera I



Não irei seguramente começar a pronunciar-me acerca dos limites da publicidade nem perorar sobre a validade conceptual das propostas que irão desfilar, mas por razões estritamente estéticas (e tudo o que isso compreende), decidi inaugurar um espaço que privilegia aquilo que considero má publicidade com uma boa – excelente, até – execução. Depois de uma recente troca de impressões sobre o que pode ou não ser de mau-gosto, de acordo com critérios menos universais, partilho aquilo que as marcas ou entidades estão dispostas a mostrar para veicular a mensagem - em última análise, vender. Analisar o contexto criativo e o objectivo / manipulação na criação de atitudes e comportamentos de consumo (proporcionar experiências de que tipo? Aspiracional? Ilustrativo? Subliminar? Choque pelo choque?) seriam premissas interessantes para um debate, envolvendo uma pluralidade de opiniões.
No exemplo presente, é legítimo pedir maior refreio e menos apelo a reacções meramente emocionais? Este debate não terá lugar aqui, mas fica a intenção – e, no mínimo, informação residual para comentar à hora do café. Enjoy.

Campanha: Watch Around Water, Austrália

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