10.4.07

Gabriel, o Grande

1986 foi um ano crucial para o videoclip. Graças a “Sledgehammer”, o primeiro single do álbum So, de Peter Gabriel, a percepção deste suporte comercial mudou, dando fruto a insuspeitas possibilidades criativas. Transcendendo a música que ilustrava, sem de forma alguma lhe retirar brilho, “Sledgehammer” venceu nove MTV Music Video Awards nesse mesmo ano, um recorde que ainda hoje sobrevive. Considerado um dos mais importantes e influentes vídeos musicais alguma vez criados, foi colocado no 1º lugar da lista dos melhores videoclips de sempre, da revista Rolling Stone, em 1993. “Sledgehammer” é apenas um exemplo da contribuição de Gabriel para este medium. "Shock the Monkey", “Big Time”, “Steam”, “Mercy Street”, “Games Without Frontiers” e “Don’t Give Up” empregam animação sofisticada e efeitos especiais pioneiros, recorrendo alguns deles a elementos cénicos, fotografia e trabalho de câmara ao nível da 7ª Arte. Neste caso particular, o carácter inovador de Gabriel encontrou em Nick Park um parceiro à altura. O estúdio Aardman foi responsável pela animação de “Sledgehammer”, utilizando as técnicas de stop motion mais desenvolvidas na altura. Lembrei-me de recuperar um exemplo tutelar da cultura vídeo, para contrariar a overdose de machos pejados de ouros y sus muchachas semi-vestidas, em pose eroticamente agressiva e culturalmente caricaturizada, ou as coreografias epilépticas de Beyoncés e Shakiras, com os seus espasmos hedonistas e carpidos pró-emancipação. Eis como ilustrar o sexo de forma criativa (preste-se atenção à letra).

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